Os alertas de desmatamento e de degradação florestal do próximo Boletim Transparência Florestal do Imazon serão gerados na plataforma Google Earth Engine (EE). Esse novo sistema, batizado de SAD-EE, vem sendo desenvolvido há quase dois anos em colaboração com a Google. Em janeiro de 2012, entrou em fase final de testes, concluída recentemente.

As vantagens do SAD-EE são várias. Primeiro, os dados e as ferramentas de processamento de imagens de satélites, edição de mapas digitais e validação do mapeamento estão disponibilizadas e rodam nas nuvens de computadores da Google. Isso tem permitido a redução do tempo para pré-processamento, análise e divulgação dos dados, podendo chegar até 50% do tempo para gerar os alertas. A segunda vantagem do SAD-EE é que ele permite a integração com sistemas de comunicação móvel (smartphones, tablets, por exemplo) e com a rede de computadores da internet. Isso vai facilitar o acesso dos alertas de desmatamento e de degradação florestal por parte dos usuários finais.

Além disso, esses usuários poderão fornecer dados e informações coletadas em campo em tempo real. Dessa forma, o SAD-EE tem um enorme potencial para ser contribuir com uma plataforma integrada de monitoramento colaborativo. A última vantagem do SAD EE é permitir que
todas essas tecnologias e dados de satélites estejam disponíveis à instituições de outros países, possibilitando o monitoramento em escala global. Por tudo isso, o SAD-EE, com certeza, irá revolucionar a forma que monitoramos as nossas florestas.

google desmatamento - Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) operacional na plataforma Google Earth Engine


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR