oficina de manejo comunitario e certificacao florestal - Oficina de Manejo Comunitário e Certificação Florestal na América Latina: Resultados e PropostasAmaral, P., Krämer, F., & Amaral Neto, M. 2005. Oficina de Manejo Comunitário e Certificação Florestal na América Latina: Resultados e Propostas (p. 44). Belém: Imazon, GTZ e IEB.
Nos últimos anos o manejo florestal comunitário tem surgido como uma alternativa viável para combinar a conservação da floresta e sua utilização pelas comunidades. A busca pelo manejo florestal comunitário e certificação florestal tem levado comunidades, ONGs e agências de cooperação bilateral à elaboração, implementação e disseminação de projetos e processos de manejo florestal comunitário na América Latina. Com base nesse contexto, um grupo de líderes comunitários, pesquisadores e representantes de governos tem promovido debates e discussões sobre as oportunidades e desafios para a implementação do manejo florestal comunitário na América Latina.
Este documento relata o segundo encontro de representantes de oito países da América Latina (Brasil, Bolívia, Costa Rica, Colômbia, Equador, México, Nicarágua e Peru) para aprofundar e discutir temas relacionados às políticas florestais, legislação, mercados e produtos florestais não-madeireiros. Os objetivos principais do encontro foram (i) promover o intercâmbio de experiências entre especialistas, promotores e executores do manejo florestal comunitário na América Latina; (ii) identificar e propor alternativas aos principais impedimentos ao manejo Florestal comunitário e certificação florestal; e (iii) formalizar propostas de políticas públicas para a promoção do manejo florestal comunitário e em pequena escala.
Baixe aqui o arquivo
Visualize a versão online da publicação.
 


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR