manejo de cipos g - Manejo de Cipós para a Redução do Desperdício de Madeira na Amazônia Oriental (n°13)Vidal, E., Johns, J., Gerwing, J., Barreto, P., & Uhl, C. 1998. Manejo de Cipós para a Redução do Desperdício de Madeira na Amazônia Oriental. Série Amazônia (Vol. 13, p. 22). Belém: Imazon.
Manejo de Cipós para a Redução do Desperdício de Madeira na Amazônia Oriental (n°13)
Os cipós que interconectam as copas das árvores da floresta tropical aumentam os danos causados às árvores vizinhas quando uma árvore é derrubada durante a exploração seletiva de madeira.
Isto resulta em maiores clareiras e, possivelmente, prejudica as explorações futuras. Para evitar este problema, o corte de cipós antes da exploração tem sido recomendado como uma das técnicas de manejo florestal. Entretanto, existe pouca informação sobre os impactos econômicos e ecológicos do corte de cipós no manejo da floresta tropical.
Neste trabalho, estudamos o manejo de cipós em 210 hectares de floresta. Inicialmente, determinamos a composição, a densidade e a capacidade de rebrotar das diferentes espécies de cipós após o seu corte. Em seguida, determinamos o grau de encadeamento dos cipós nas copas das árvores e a quantidade de danos associados à queda das árvores interligadas por cipós. Finalmente, calculamos os custos do corte de cipós como técnica de manejo florestal.
Baixe aqui o arquivo
Visualize a versão online da publicação.
Manejo de Cipós Para a Redução do Impacto da Exploração Madeireira na Amazônia Oriental


Leia também:

APÓS DIGITAR O TEXTO, PRESSIONE ENTER PARA COMEÇAR A PESQUISAR